domingo, 2 de outubro de 2011

CACHOEIRAS E SUAS DESCRIÇÕES...

ALTIMETRIA DA ESTRADA REAL - CIRCUITO CAMINHO DOS DIAMANTES












PRIMEIRAS CENAS DO PRIMEIRO CAPÍTULO DA MINISSÉRIE  "A CURA", DA REDE GLOBO, GRAVADAS NA SEGUNDA CACHOEIRA DO MOINHO





CACHOEIRAS DO ALTO JEQUITINHONHA

 As cachoeiras do Alto Jequitinhonha... estas deliciosas bacias de escaldantes águas estão localizadas no Baú (antigo Quilombo), próximo de Milho Verde. 



CACHOEIRA DO LAGEADO

A 2 km de Milho Verde encontra-se o Lajeado. Um platô que corre na Chapada da cidade, com diversos poços de água limpa e três cachoeiras. A areia é branquinha e seus poços são bastante rasos (devido ao assoreamento causado por uma manada de búfalos que foram postos em liberdade na Várzea do Lajeado, causando grande depredação do local, há alguns anos atrás...), tornando assim um lugar perfeito para os visitantes de todas as idades. O Lajeado é um lugar calmo e de fácil acesso a pé, uma vez que o lugar está localizado numa Área de Preservação Ambiental  APA. A visitação com motocicletas, Jeeps e ou outros veículos é proibida.




A Várzea do Lageado de Milho Verde agora é Monumento Natural !!



A comunidade de Milho Verde comemora o decreto do Monumento Natural da Várzea do Lageado e Serra do Raio, decretado em 6 de junho de 2011.



O decreto foi asssinado pelo governador Antônio Anastasia na abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente. A área do Monumento Natural é de 2.199,9754 hectares e abrange as comunidades de Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivarí. 


A discussão para a criação do Monumento Natural se iniciou no 1º Encontro Ambiental de Milho Verde, durante o 8º Encontro Cultural de Milho Verde em julho de 2007, organizado pelo Instituto Milho Verde. Desde então, a comunidade local junto ao poder público municipal e o IEF trabalhou para que o Monumento Natural fosse criado.



A preservação da Várzea do Lageado é de extrema importância devido à riqueza da sua biodiversidade.





CACHOEIRA DO CARIJÓ

Localizada a 3 km de Milho Verde, caminho de Serro, a cachoeira do Carijó tem 8 metros de queda e possui um grande e agradável poço com água muito limpa. A origem do seu nome está relacionado com o roubo de galinhas da raça Carijó, de propriedade de um morador que vivia ali. Logo em seguida os ladrões prepararam uma galinhada neste local, o que acabou denominando o nome da cachoeira.




CACHOEIRA DO CANELAU OU TAIOBA

A cachoeira do Canelau é formada pelo córrego da Taioba e está localizada a aproximadamente 3,5 km de Milho Verde. Seu acesso se dá por meio de trilhas sem sinalização, o que torna necessário a presença de um guia turístico local. Existem duas quedas d’água no local: a primeira com 10 metros e a segunda com 6 metros, formando um poço de água cristalina e fria.








CACHOEIRA DO ARCO-ÍRIS

A cachoeira do Arco-íris está localizada no córrego da Taioba e possui, aproximadamente, 5 metros de queda, sem formação de poço d’água para banho.  Durante o inverno ela fica quase seca. Seu acesso se dá por trilhas sem sinalização, o que torna necessário a presença de um guia turístico local.



CACHOEIRA DOS MACACOS

A cachoeira dos Macacos fica no Córrego do Cabassaco, próximo do Baú (que é um antigo quilombo de escravos). Está distante aproximadamente 6km de Milho Verde, sentido Barra da cega, Covada’nta, passando da Cachoeira do Piolho. Água muito boa e limpa. Cachoeira com queda pequena, mas muito refrescante e abundante.






CACHOEIRA DO MOINHO

A cachoeira do Moinho está localizada a 2 km de Milho Verde, durante o percurso do córrego Riacho Fundo, afluente do Rio Jequitinhonha. Ela possui as maiores quedas d’água da região; a primeira com 50 metros de altura e a segunda com 70 metros, sendo assim bastante procurada pelos visitantes.  Existem ainda no local dois moinhos antigos, utilizados para transformar o milho em fubá.







CACHOEIRA DO PIOLHO

Localizada a aproximadamente 2,5km de Milho Verde, na localidade de Barra da Cega, caminho para a Cova Danta, a cachoeira tem aproximadamente 60 metros de queda. No verão ela fica muito cheia de água, chegando a transbordar o córrego do Piolho. Leva este nome provavelmente porque, ao entrar sob a queda, a água faz a cabeça coçar com os pingos, muitíssimos, da água. Lindo lugar. Para sair de Milho Verde sentido cachoeira do Piolho, siga o caminho em frente a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, não entre na estrada (porteira) que está a aproximadamente 300 metros a frente, desça direto; precisa atravessar o córrego do Piolho e outro riacho pequeno, pegar uma trilha que está ao lado da casa de uma moradora pouco a frente; aí já dá para se ver a bela cachoeira, que nos tempos da seca, inverno, fica quase sem água.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESEJA FAZER UM COMENTÁRIO SOBRE A POUSADA MORAIS?